Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carreira Online

Carreira Online

O que é o Google Cloud Platform?

O que é o GCP? Quais são suas características?

Prezar por segurança e facilidade de acesso ao mesmo tempo é um desafio para qualquer um no mundo das tecnologias. O Cloud Computing é uma das soluções para os dois problemas. Pensando nessa área da tecnologia, a Google criou uma plataforma específica para o Cloud Computing. O Google Cloud Platform é um pacote de aplicações que permite o melhor uso de tecnologias em nuvem.

 

Este texto vem explicar o que é o Google Cloud Platform, quais suas características e seus usos, além de procurar tirar boa parte das dúvidas do leitor.

Apesar de ter o conceito cloud no meio do seu nome, o Google Cloud Platform não se resume apenas ao armazenamento de dados em nuvem. Ele é um conjunto de aplicações e de funções em nuvem que são gerenciados localmente a partir de uma empresa.

 

Ele contém vários serviços disponíveis para serem utilizados tanto por um desenvolvedor de quanto um administrador do setor TI de uma empresa. Os serviços de armazenamento e de desenvolvimento são apenas alguns dos serviços disponibilizados pelo GCP. A seguir, citaremos alguns dos serviços e suas características.

Infraestrutura

O GCP oferece uma infraestrutura de colocar inveja em qualquer concorrente. Toda a tecnologia e inovação oferecida pelo Google poderá ser desfrutado com o Google Cloud Platform.

Armazenamento eficiente

O armazenamento de dados em banco de dados no Google tem um desempenho extraordinário e é apenas mais um dos ótimos serviços oferecidos pelo Google Cloud Platform.

Monitoramento centralizado

O monitoramento do Google Cloud Platform é através do Stackdriver. Operações como diagnósticos e acesso de registros são todos feitos por um console especial para isso. Tenha insights sobre desempenho de aplicativos da tecnologia cloud e agilize todas as correções e detecção de problemas.

Software como serviço

O Google Cloud Platform faz com que você a empresa economize custos que em alguns momentos podem ser altos. A utilização do software como serviço, como o nome diz, permite que a empresa pague apenas pelos serviços nos quais ela está utilizando.

Rápido desenvolvimento de aplicativos

Com ferramentas específicas para a criação de aplicativos, o Google Cloud Platform agiliza todos os processos no desenvolvimento de aplicações com o Cloud SDK e outros serviços disponibilizados.

Segurança e controle

Além de todas as características citadas acima, o GCP permite o controle preciso do acesso de programas, aplicativos e de dados através de um modelo de segurança criado pelo Google que garante a identidade através do Cloud Identity-Aware Proxy. A empresa estará com certeza mais segura utilizando o sistema do Google.

Máquinas virtuais

Dentro do Google Cloud Platform, temos o Google Compute Engine. Ele permite o uso de máquinas virtuais que estão sendo executadas em centrais do Google e conectados à rede mundial de fibra. Ou seja, além de não precisar rodar uma máquina virtual local, o Google oferece uma máquina virtual com alto desempenho e qualidade.

Conclusão

O Google Cloud Platform é a solução tanto para o problema de segurança quanto para o problema de acessibilidade e monitoramento de dados. O Cloud Computing da Google traz um pacote completo de serviços e aplicações para trazer uma maior segurança e fluidez para empresas. Ao utilizar o Google Cloud Platform, uma empresa garantirá qualidade e eficiência em vários aspectos no que tange sua produção. Utilizado por empresas como a Coca-Cola e o Spotify, o GCP é um conjunto de serviços essencial para quase todas as empresas do mundo e que deve merecer o destaque pelo grande desempenho em empresas de grande porte.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D